Em meio às discussões globais sobre o agravamento das mudanças climáticas, o Brasil tem potencial para liderar iniciativas de impacto positivo por meio da transição energética.
Atualmente, o país é um dos maiores produtores mundiais de biodiesel e etanol e tem condições de se tornar o maior produtor de hidrogênio verde. Além disso, por suas grandes reservas minerais, é referência frente ao crescimento exponencial da demanda por minerais críticos, considerados estratégicos para esse processo de transição.
De olho nesse potencial e atento às necessidades do mercado, em 2023, o Mattos Filho lançou a área de Transição Energética, de forma pioneira entre os escritórios full-service do país.
Com atuação multidisciplinar, a prática atende empresas de setores intensivos em energia buscando descarbonização, bem como seus investidores, financiadores e prestadores de serviços, com foco no desenvolvimento de novas energias e de tecnologias associadas.
Oferecer essa assessoria especializada é essencial uma vez que, embora enfrente obstáculos no que diz respeito a avanços tecnológicos e regulatórios, em 2023, o Brasil deu importantes passos para uma agenda mais sustentável. Os avanços na tramitação dos projetos de lei que pretendem instituir o mercado regulado de carbono representaram uma agenda importante para apontar caminhos mais claros em relação à contribuição do setor empresarial para o enfrentamento das mudanças climáticas, o que pode também refletir em novas possibilidades de negócio para as empresas.
Ao mesmo tempo em que apoiamos empresas em seus desafios diante da agenda ESG, o Mattos Filho tem avançado, cada vez mais, em seus compromissos ambientais, entendendo que esse é o caminho para o desenvolvimento sustentável do país. Desde 2019, realizamos anualmente o inventário completo de nossas emissões de gases de efeito estufa (GEE) – incluindo escopos 1, 2 e 3 – com o intuito de mapear nossas principais fontes emissoras e oportunidades de redução.
A partir de nosso inventário completo de GEE, feito conforme as definições do GHG Protocol, mapeamos as medidas necessárias para essas reduções, como, por exemplo, a comprovação do uso de energia renovável por meio da aquisição de Certificados de Energia Renovável (I-REC) referente ao escopo 2.
As emissões que não puderam ser reduzidas foram compensadas por meio de créditos de carbono oriundos de projetos aprovados no âmbito do Compromisso com o Clima, responsável por facilitar compensações de carbono íntegras entre seus apoiadores.
Atualmente, o Mattos Filho tem o apoio de uma consultoria especializada para estabelecer seu plano de descarbonização de longo prazo.
Além disso, continuamos a fortalecer alianças estratégicas com diversas instituições para o desenvolvimento sustentável.
Chambers Brazil Awards
Environment & Sustainability: Outstanding Firm