Compromisso com o futuro

Liderança jurídica na transição energética

Em meio às discussões globais sobre o agravamento das mudanças climáticas, o Brasil tem potencial para liderar iniciativas de impacto positivo por meio da transição energética.

Atualmente, o país é um dos maiores produtores mundiais de biodiesel e etanol e tem condições de se tornar o maior produtor de hidrogênio verde. Além disso, por suas grandes reservas minerais, é referência frente ao crescimento exponencial da demanda por minerais críticos, considerados estratégicos para esse processo de transição.

De olho nesse potencial e atento às necessidades do mercado, em 2023, o Mattos Filho lançou a área de Transição Energética, de forma pioneira entre os escritórios full-service do país.

Com atuação multidisciplinar, a prática atende empresas de setores intensivos em energia buscando descarbonização, bem como seus investidores, financiadores e prestadores de serviços, com foco no desenvolvimento de novas energias e de tecnologias associadas.

Oferecer essa assessoria especializada é essencial uma vez que, embora enfrente obstáculos no que diz respeito a avanços tecnológicos e regulatórios, em 2023, o Brasil deu importantes passos para uma agenda mais sustentável. Os avanços na tramitação dos projetos de lei que pretendem instituir o mercado regulado de carbono representaram uma agenda importante para apontar caminhos mais claros em relação à contribuição do setor empresarial para o enfrentamento das mudanças climáticas, o que pode também refletir em novas possibilidades de negócio para as empresas.

Ler mais
Leia mais

Transição energética

Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que regulamenta o mercado de carbono
Leia mais no
Único
Câmara dos Deputados aprova Projeto de Lei sobre “Hidrogênio Verde” no Brasil
Leia mais no
Único
MME divulga plano trienal do Programa Nacional do Hidrogênio
Leia mais no
Único
O futuro da energia elétrica: perspectivas regulatórias e de mercado
Leia mais no
Único
Confira os destaques da COP28
Leia mais no
Único

Agenda ESG

Como o Brasil está avançando nas questões ambientais, sociais e de governança.

O caminho para o desenvolvimento sustentável

Ao mesmo tempo em que apoiamos empresas em seus desafios diante da agenda ESG, o Mattos Filho tem avançado, cada vez mais, em seus compromissos ambientais, entendendo que esse é o caminho para o desenvolvimento sustentável do país. Desde 2019, realizamos anualmente o inventário completo de nossas emissões de gases de efeito estufa (GEE) – incluindo escopos 1, 2 e 3 – com o intuito de mapear nossas principais fontes emissoras e oportunidades de redução.  

A partir de nosso inventário completo de GEE, feito conforme as definições do GHG Protocol, mapeamos as medidas necessárias para essas reduções, como, por exemplo, a comprovação do uso de energia renovável por meio da aquisição de Certificados de Energia Renovável (I-REC) referente ao escopo 2.

As emissões que não puderam ser reduzidas foram compensadas por meio de créditos de carbono oriundos de projetos aprovados no âmbito do Compromisso com o Clima, responsável por facilitar compensações de carbono íntegras entre seus apoiadores. 

Atualmente, o Mattos Filho tem o apoio de uma consultoria especializada para estabelecer seu plano de descarbonização de longo prazo. 

Além disso, continuamos a fortalecer alianças estratégicas com diversas instituições para o desenvolvimento sustentável. 

 

Chambers Brazil Awards
Environment & Sustainability: Outstanding Firm

Ler mais

Nossos compromissos e ações

Net Zero Lawyers Alliance

Somos o único escritório da América Latina a integrar a aliança, ao lado de mais de 30 escritórios de advocacia, líderes em seus países, comprometidos em zerar suas emissões de gases do efeito estufa até 2050. Fortalecemos, em 2023, nossas boas práticas e estratégias, inclusive com treinamento de advogados e oferta de serviços jurídicos alinhados à uma economia de baixo carbono.

Business Ambition for 1.5°C

Aderimos à campanha Our Only Future, da ONU, na qual firmamos o compromisso de zerar as emissões de carbono até 2050 em três escopos: emissão direta do escritório, emissão indireta do escritório e emissão dos profissionais e da cadeia de fornecedores.

Movimento Ambição Net Zero

Firmamos o compromisso de publicar anualmente o inventário de emissões de GEE e de reduzir nossas emissões de forma alinhada aos critérios da iniciativa Science Based Targets (SBTi). O movimento propõe-se a reduzir coletivamente duas gigatoneladas de CO2 em emissões acumuladas até 2030.

Compromisso com
o Clima

Somos o único representante do setor jurídico a integrar o programa que une empresas com objetivo de apoiar e dar visibilidade a projetos socioambientais de compensação de carbono, para fomentar economia de baixo carbono.

Reciclagem

Nossa parceria com YouGreen resultou em mais de 2 mil toneladas de lixo reciclado em 2023.