Impacto na sociedade

A união dos escritórios pela Diversidade, Equidade e Inclusão

A união de grandes escritórios full-service deu vida a alianças em prol da equidade racial e de gênero, que têm transformado o setor jurídico com ações que visam promover um ambiente de trabalho mais equânime e diverso.

O Mattos Filho foi precursor de ações afirmativas no mercado jurídico e participa ativamente desses grupos, contribuindo com a geração de oportunidades e fomentando o debate para que o setor jurídico e a sociedade sigam em constante evolução.

Aliança Jurídica pela Equidade Racial

Criada em 2019, a aliança é formada por 12 escritórios comprometidos a promover, por meio de trocas de experiências e ações coordenadas, a equidade racial no mercado jurídico, de modo a contribuir para o combate ao racismo estrutural presente na sociedade. O sócio-fundador do Mattos Filho, Roberto Quiroga, que ocupou a presidência da aliança até 2023, quando o grupo completou 5 anos, fomentou a presença das altas lideranças dos escritórios de advocacia nesse tema primordial para um crescimento diverso e sustentável, estimulando letramento e busca de métricas e políticas afirmativas.

Ler mais

“Ao longo desses anos, realizamos eventos de letramento, censo de diversidade racial e parcerias de sucesso, além de colaborar compartilhando nossa experiência com outras alianças, inclusive, de Empresas pela Equidade Racial. Em 2023, uma das novidades foi o apoio ao Programa Prosseguir, que oferece a estudantes universitários negros incentivo para a permanência acadêmica, como apoio financeiro, curso de inglês e mentoria profissional”

Renata Correia Cubas
Sócia e membro do Conselho da Aliança Jurídica pela Equidade Racial

Aliança Jurídica pela Equidade de Gênero

Fundada em 2023, a aliança é formada por 13 escritórios e tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional, o empoderamento e a ascensão à liderança das mulheres em escritórios de advocacia. O Mattos Filho foi um dos escritórios que atuou como idealizador do grupo.

Ler mais

“Inspirado na criação da Aliança Jurídica pela Equidade Racial, lançamos, em outubro de 2023, a Aliança Jurídica pela Equidade de Gênero. Isso porque não dá para falarmos em carreira jurídica sem olharmos para a participação da mulher no ambiente corporativo. O Direito é uma carreira que vem sendo procurada cada vez mais por mulheres. E, por isso, queremos promover discussões, fazer provocações e sugerir mudanças para que, cada vez mais, haja simetria de oportunidades, independentemente de gênero. O nosso primeiro grande desafio é enfrentar os vieses inconscientes, ainda muito arraigados em todos nós. Estimular um ambiente diverso é muito bom para o negócio e, acima de mais nada, é o certo a fazer”

Glaucia Lauletta
Sócia e membro da Aliança Jurídica pela Equidade de Gênero

Impacto na sociedade

Buscamos contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Somos pioneiros na atuação pro bono, temos o programa de Diversidade, Equidade e Inclusão que é referência no mercado jurídico, incentivamos projetos sociais e culturais, e fortalecemos o acesso à justiça por meio do Instituto Mattos Filho. Confira mais detalhes de cada uma dessas iniciativas.