Impacto na sociedade

Foco no ambiente de trabalho inclusivo

Promover um ambiente de trabalho ainda mais inclusivo e com oportunidades equânimes para todos, independentemente de suas características identitárias, é o que move o programa de Diversidade, Equidade & Inclusão (DE&I) do Mattos Filho. Referência no mercado jurídico e inspiração para empresas de diversos setores, o programa atua em cinco pilares — equidade de gênero, direitos LGBTQIAPN+, equidade racial, direitos das pessoas com deficiência e liberdade religiosa — e se diferencia por suas ações institucionais, bem como por aquelas realizadas por meio dos grupos de afinidade, vinculados aos pilares.

Em 2023, a equidade de gênero foi o grande destaque do programa e recebeu dois reconhecimentos: o Selo CESA Equidade de Gênero, promovido pelo Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA), por conta do engajamento na geração de práticas para inclusão e retenção de mulheres no mercado jurídico; e foi o único escritório brasileiro a ter profissionais reconhecidas no ranking global Heroes Women Role Model List, na categoria “Top 100 Women Future Leaders”. O escritório também ficou em primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo no ranking Análise Mulher.

“Nosso diferencial é a preocupação com a criação de um ambiente de trabalho respeitoso e propício para a formação de excelência dos talentos diversos do escritório, por meio de iniciativas como treinamentos, eventos de letramento e oferta de mentoria, essenciais para o desenvolvimento profissional e a retenção desses talentos. Com acompanhamento próximo tanto técnico como comportamental, esperamos aliar diversidade com alta performance”, afirma Laura Mattar, Gerente de Diversidade, Equidade, Inclusão e Cidadania Corporativa.

Grupos de afinidade

Com a palavra, os profissionais que integram os grupos de afinidade do Mattos Filho

Trabalho colaborativo: referência além do mercado jurídico

Nosso trabalho colaborativo, que já é referência no mercado jurídico, ultrapassou fronteiras e se tornou, em 2023, case da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O estudo detalha a gestão e o modelo de governança do escritório, que pautaram o importante processo de mudança e consolidação cultural, fundamentais para integração entre os profissionais.

Para viabilizar esse processo, o escritório investiu em políticas e práticas de desenvolvimento profissional para promover o senso de coletividade que fosse capaz de combinar os destaques individuais com a força do grupo, gerando integração e atuação multidisciplinar.

O trabalho colaborativo garante a inovação, fomenta oportunidade entre os profissionais e resulta no atendimento de excelência aos clientes.

Em 2023, o escritório fortaleceu ainda mais esse olhar individualizado na gestão de pessoas, unindo a performance, eficiência e bem-estar para fomentar um ambiente ainda mais inclusivo e com oportunidades equânimes, além de avançar no processo de capacitação de advogados sêniores e no desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes que integram o programa Jovens talentos.

“Estamos no caminho certo, consolidando, cada vez mais, a importância da gestão de pessoas para a sustentabilidade do negócio. Para que o modelo siga gerando frutos, é preciso continuar engajando sócios e líderes na colaboração e conectá-los ainda mais com a governança. Temos também que seguir desenvolvendo nossos talentos de maneira individual e solidificando projetos existentes”, aponta Renata Maiorino, diretora de Desenvolvimento Humano.

Ler mais

Programa Jovens talentos

Criado em 2015, o programa Jovens talentos seleciona estudantes de Direito para vagas de estágio. Focado no desenvolvimento pessoal e profissional dos novos talentos, o programa oferece um ambiente de oportunidades com o incentivo ao pensamento inovador e empreendedor. Pelo período de três anos, os jovens passam por treinamentos, participam de workshops e recebem acompanhamento de carreira que visa à efetivação. Tudo isso para que a experiência de estágio agregue valor à formação dos estudantes, de maneira complementar às universidades.

Confira os números do programa em 2023.

1.735
Inscritos
59
Aprovados no processo seletivo
63%
Mulheres
37%
Homens

Impacto na sociedade

Buscamos contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Somos pioneiros na atuação pro bono, temos o programa de Diversidade, Equidade e Inclusão que é referência no mercado jurídico, incentivamos projetos sociais e culturais, e fortalecemos o acesso à justiça por meio do Instituto Mattos Filho. Confira mais detalhes de cada uma dessas iniciativas.