Promover um ambiente de trabalho ainda mais inclusivo e com oportunidades equânimes para todos, independentemente de suas características identitárias, é o que move o programa de Diversidade, Equidade & Inclusão (DE&I) do Mattos Filho. Referência no mercado jurídico e inspiração para empresas de diversos setores, o programa atua em cinco pilares — equidade de gênero, direitos LGBTQIAPN+, equidade racial, direitos das pessoas com deficiência e liberdade religiosa — e se diferencia por suas ações institucionais, bem como por aquelas realizadas por meio dos grupos de afinidade, vinculados aos pilares.
Em 2023, a equidade de gênero foi o grande destaque do programa e recebeu dois reconhecimentos: o Selo CESA Equidade de Gênero, promovido pelo Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA), por conta do engajamento na geração de práticas para inclusão e retenção de mulheres no mercado jurídico; e foi o único escritório brasileiro a ter profissionais reconhecidas no ranking global Heroes Women Role Model List, na categoria “Top 100 Women Future Leaders”. O escritório também ficou em primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo no ranking Análise Mulher.
“Nosso diferencial é a preocupação com a criação de um ambiente de trabalho respeitoso e propício para a formação de excelência dos talentos diversos do escritório, por meio de iniciativas como treinamentos, eventos de letramento e oferta de mentoria, essenciais para o desenvolvimento profissional e a retenção desses talentos. Com acompanhamento próximo tanto técnico como comportamental, esperamos aliar diversidade com alta performance”, afirma Laura Mattar, Gerente de Diversidade, Equidade, Inclusão e Cidadania Corporativa.
Com a palavra, os profissionais que integram os grupos de afinidade do Mattos Filho
Criado há nove anos, o primeiro grupo de afinidade do escritório prioriza o debate sobre a carreira das mulheres e sua jornada de desenvolvimento profissional a fim de combater as desigualdades de direitos e oportunidades entre homens e mulheres para promoção da equidade de gênero. Em 2023, o grupo promoveu importantes encontros entre sócias e clientes, lançou a série ‘Mulheres e Negócios’, com 13 artigos de autoria de profissionais mulheres do escritório, e publicou o livreto ‘Mulheres no Direito’, que homenageia mais de 20 mulheres que exerceram grande influência no Brasil. Além disso, o escritório assinou a carta de compromisso do Movimento Elas Lideram 2030, iniciativa da Rede Brasil do Pacto Global – do qual o Mattos Filho é membro signatário desde 2008 – e da ONU Mulheres. Ao assinar o compromisso, o escritório estabeleceu metas para ampliar a quantidade de mulheres em cargos de alta liderança.
“Temos uma representação muito relevante de mulheres na nossa gestão e na sociedade. As mulheres do escritório, hoje, sabem que podem contar com o apoio institucional. Fazemos revisões após as avaliações para buscar eventuais inconsistências e reduzir o impacto dos vieses de gênero. Claro que não é perfeito, mas avançamos muito. As nossas profissionais, sócias, advogadas e estagiárias sabem que podem contar com a estrutura do escritório, incluindo mentoria e apoio nas suas carreiras”
“As mulheres ainda encontram dificuldades culturais, estruturais e de visibilidade no meio jurídico, que tende a valorizar mais os modelos tradicionais de atuação e de liderança. Por isso, é importante que um programa que trate de equidade de gênero ofereça espaços de diálogo, mentoria e networking para as advogadas, a fim de aprimorar suas competências, autoestima e oportunidades de negócios”
O EmFamília tem por objetivo promover a conciliação entre trabalho e vida pessoal, uma melhor divisão do trabalho e do cuidado entre homens e mulheres, além do exercício da paternidade responsável. O grupo trata das diversas constituições familiares, abarcando mães e pais biológicos, adotivos e afetivos, além de primeiros e segundos cuidadores. Em 2023, o grupo completou três anos de existência e, pela primeira vez, promoveu eventos para falar sobre experiência e desafios da parentalidade com filhos adolescentes.
“Só podemos fazer uma política de diversidade e inclusão efetiva se as pessoas que trabalham conosco têm a oportunidade de ser elas mesmas dentro do escritório. Para que isso aconteça, todos precisam entender os desafios e compreender de onde o outro está partindo. O EmFamília tem essa finalidade, de ser um espaço de troca de experiências e informação. É sempre um debate muito rico, com muitos pontos de vista e muitas histórias a serem divididas”
O Soma é pioneiro no mercado jurídico, pois foi a primeira iniciativa para equidade racial de um escritório de advocacia brasileiro. Criado em 2018, visa proporcionar debates sobre a temática no ambiente de trabalho, com objetivo de atrair, desenvolver e reter profissionais negros, oferecendo-lhes oportunidades de carreira equânimes. Em 2023, o Soma realizou iniciativas relevantes, como mentorias de profissionais com os sócios, ações de sensibilização e letramento para lideranças e suas equipes, além de treinamentos obrigatórios para todo o escritório.
Soma talentos
Lançado em 2019 de forma pioneira no mercado jurídico, o Soma talentos é a ação afirmativa do Mattos Filho que oferece vagas de estágio para estudantes de Direito autodeclarados negros. Atualmente, o escritório é o único no Brasil a disponibilizar também vagas exclusivas para advogados negros, consolidando seu compromisso com a diversidade no setor.
“Iniciativas como o Soma talentos são essenciais para gerar representatividade. Ingressar no Mattos Filho pelo programa foi primordial para que, hoje, eu pudesse atuar em um escritório full-service e de excelência como o nosso. Desde o início, e até quando me tornei advogada, o escritório sempre deu todo o suporte necessário para que eu pudesse me desenvolver profissionalmente”
O MFriendly promove os direitos das pessoas LGBTQIAPN+ (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e travestis, queer, intersexos, assexuais, pansexuais, não-binários e mais) no escritório, no mercado jurídico e na sociedade em geral. Em 2023, o Mattos Filho sediou a primeira reunião do Fórum de empresas e direitos LGBTI+, que contou com a presença de Symmy Larrat, secretária Nacional de Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+, do Ministério de Direitos Humanos.
“Ao promovermos um ambiente onde as pessoas podem ser autênticas e expressar suas identidades, aumentamos a satisfação, a produtividade e a criatividade das nossas equipes, o que se reflete na qualidade e na eficiência dos nossos serviços. Nossas iniciativas nos permitem dialogar melhor com os nossos clientes, parceiros e até mesmo com a sociedade, que cada vez mais compreende a importância da diversidade”
Focado em promover os direitos e a visibilidade das pessoas com deficiência, o grupo impulsiona a inclusão dessas pessoas no escritório, no mercado jurídico e na sociedade, além de engajar aliados à causa. Em 2023, o EmFrente produziu ações relevantes, como o evento para profissionais sobre o Transtorno do Espectro do Autismo na fase adulta.
“Na prática, as iniciativas do EmFrente estão colaborando para que o nosso ambiente de trabalho seja cada vez mais diverso e inclusivo, o que faz com que todos ganhem mais repertório de vida, resultando em uma atuação profissional interna e junto a clientes muito mais rica”
Criado para ser o grupo de acolhimento aos profissionais e suas crenças religiosas, o Lire promove a conscientização sobre a diversidade de credos e religiões, coibindo a intolerância religiosa. Em 2023, o grupo teve papel fundamental na disseminação de conhecimento sobre as origens e detalhes de festividades e celebrações de diversas religiões, e se destacou pelo acolhimento aos profissionais em decorrência da guerra no Oriente Médio.
“O Lire é um programa inovador, não apenas entre escritórios de advocacia, mas entre as grandes instituições no Brasil. Ter um grupo organizado que visa promover a liberdade religiosa no ambiente de trabalho demonstra que é possível praticar sua religião e se dedicar à carreira profissional sem constrangimento. Muitos profissionais têm dito que o respeito à sua crença, parte intrínseca de sua identidade, aumentou seu sentimento de pertencimento e sua dedicação ao Mattos Filho”
Nosso trabalho colaborativo, que já é referência no mercado jurídico, ultrapassou fronteiras e se tornou, em 2023, case da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O estudo detalha a gestão e o modelo de governança do escritório, que pautaram o importante processo de mudança e consolidação cultural, fundamentais para integração entre os profissionais.
Para viabilizar esse processo, o escritório investiu em políticas e práticas de desenvolvimento profissional para promover o senso de coletividade que fosse capaz de combinar os destaques individuais com a força do grupo, gerando integração e atuação multidisciplinar.
O trabalho colaborativo garante a inovação, fomenta oportunidade entre os profissionais e resulta no atendimento de excelência aos clientes.
Em 2023, o escritório fortaleceu ainda mais esse olhar individualizado na gestão de pessoas, unindo a performance, eficiência e bem-estar para fomentar um ambiente ainda mais inclusivo e com oportunidades equânimes, além de avançar no processo de capacitação de advogados sêniores e no desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes que integram o programa Jovens talentos.
“Estamos no caminho certo, consolidando, cada vez mais, a importância da gestão de pessoas para a sustentabilidade do negócio. Para que o modelo siga gerando frutos, é preciso continuar engajando sócios e líderes na colaboração e conectá-los ainda mais com a governança. Temos também que seguir desenvolvendo nossos talentos de maneira individual e solidificando projetos existentes”, aponta Renata Maiorino, diretora de Desenvolvimento Humano.
Criado em 2015, o programa Jovens talentos seleciona estudantes de Direito para vagas de estágio. Focado no desenvolvimento pessoal e profissional dos novos talentos, o programa oferece um ambiente de oportunidades com o incentivo ao pensamento inovador e empreendedor. Pelo período de três anos, os jovens passam por treinamentos, participam de workshops e recebem acompanhamento de carreira que visa à efetivação. Tudo isso para que a experiência de estágio agregue valor à formação dos estudantes, de maneira complementar às universidades.
Confira os números do programa em 2023.
Buscamos contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Somos pioneiros na atuação pro bono, temos o programa de Diversidade, Equidade e Inclusão que é referência no mercado jurídico, incentivamos projetos sociais e culturais, e fortalecemos o acesso à justiça por meio do Instituto Mattos Filho. Confira mais detalhes de cada uma dessas iniciativas.
Relatório integrado 2023
Relatório integrado 2023