Em uma iniciativa pioneira no mercado jurídico, há seis anos, o Instituto Mattos Filho foi criado para promover o Direito e fortalecer o acesso à Justiça, contribuindo para a construção de uma sociedade livre, diversa e democrática. Entre seus pilares de atuação estão: o fomento à advocacia pro bono e a ampliação do acesso à Justiça; a difusão de conhecimento jurídico; concessão de bolsas de estudos para jovens em situação de vulnerabilidade social e com alto potencial acadêmico; e, ainda, o apoio a iniciativas sociais direcionadas à promoção da diversidade e da cidadania.
Em 2023, importantes iniciativas foram apoiadas:
O programa oferece a estudantes de Direito bolsas de estudo e mentoria com sócios e advogados do escritório
Estudantes de Direito beneficiados
Bolsas diretas
Bolsas indiretas, sendo duas por meio de endowment da Fundação Getúlio Vargas (FGV), duas da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, 11 do Instituto Semear, cinco do Instituto Sol e oito do Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT)
O Instituto Mattos Filho promoveu, em junho, o encontro dos bolsistas, do programa de concessão de bolsas de estudos com profissionais do escritório para networking. No evento, Bruna Angotti, a vice-coordenadora e pesquisadora do Núcleo de Antropologia do Direito (Nadir), sediado na Universidade de São Paulo (USP), palestrou sobre o aprisionamento feminino e a relação entre mulheres e o Sistema de Justiça Criminal.
Em setembro, os bolsistas retornaram ao Mattos Filho para o evento “Portas abertas”, que apresenta o escritório e divulga o programa Jovens talentos, dedicado à oferta de estágio para estudantes de Direito.
O Desafio de Acesso à Justiça é uma chamada anual realizada pelo Instituto Mattos Filho, em parceria com a consultoria ponteAponte, com o objetivo de incentivar e reconhecer iniciativas que buscam ampliar o acesso à Justiça no Brasil, além de fortalecer a cidadania, a democracia e os direitos humanos.
Desde 2019, esse é o valor total distribuído pelo Desafio de Acesso à Justiça entre as 20 iniciativas vencedoras, tendo em sua 5ª edição um recorde de inscrições: 145 projetos
Valor total distribuído, em 2023, pelo Desafio para três organizações: Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, de Porto Alegre (RS); Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC), de São Paulo (SP); e Rede Nacional de Advogadas e Advogadas Quilombolas (RENAAQ), de Brasília (DF)
Explica de maneira simples como a tributação se relaciona com as desigualdades. A iniciativa é do Instituto Mattos Filho com a produção da Civicus e parceria com a Politize!
Acessos
Usuários
Reproduções
Horas assistidas
Reproduções
Parceria do Instituto Mattos Filho com a Civicus e a Politize! para levar conhecimento sobre os direitos e deveres básicos garantidos no artigo 5° da Constituição Federal.
Acessos
Usuários
Reproduções
Horas assistidas
Reproduções
Buscamos contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Somos pioneiros na atuação pro bono, temos o programa de Diversidade, Equidade e Inclusão que é referência no mercado jurídico, incentivamos projetos sociais e culturais, e fortalecemos o acesso à justiça por meio do Instituto Mattos Filho. Confira mais detalhes de cada uma dessas iniciativas.
Relatório integrado 2023
Relatório integrado 2023